Para os Meus Futuros Alunos

Esta página possui as perguntas comumente feitas pelos meus alunos. Não se ofendam! O intuito é de informar, conscientizar e prover/manter um bom ambiente de ensino.

1. Como serão as avaliações?

As disciplinas são compostas de duas unidades e o aluno deve possuir média aritmética igual ou superior a 6 para ser aprovado. Aqueles que não atingirem média 6 farão uma prova final. Neste caso, para ser aprovado, o aluno deverá ter média aritmética da prova final e da média das avaliações igual ou superior a 6.

Cada unidade é composta de diversos tipos de avaliações como lista de exercícios, provas e/ou trabalhos. Os métodos de avaliação dependem de cada disciplina. Acompanhe este sítio para não perder as datas de entrega.

2. Haverá prova hoje?

Todas as datas são informadas várias vezes e através de diversos meios. Isto inclui os adiamentos. Você não precisa me enviar um e-mail perguntando. Em caso de chuvas do tipo dilúvio, greve do transporte público, da polícia e etc. A prova será no horário de aula seguinte ao fim do “problema”.

3. Qual o período da disciplina?

Cada disciplina possui 20 semanas letivas de aulas, sem contar com a avaliação final.

4. Professor, eu posso entrar? Eu ainda posso fazer a prova?

A tolerância é de 15 minutos a partir do horário de início da aula no cronograma. O aluno em dia de prova só poderá deixar a sala após esses 15 minutos. Também não é permitido em dia de prova o uso de aparelhos celulares. Estes devem estar em modo avião.

5. Professor, o senhor me dá X pontos? Eu só preciso de X pra passar.

Se conscientize para o fato de que eu tenho uma obrigação social: Formar profissionais capacitados/habilitados/competentes. E você tem uma obrigação social/familiar/pessoal: ser um profissional capacitado/habilitado/competente. Um profissional não habilitado, dependendo da área de atuação, pode ser um risco a si e aos seus demais colegas de trabalho/empresa. Eu não aprovo um aluno não capacitado pois ele ou ela no futuro pode ser estigmatizado como um profissional incompetente. Acredite: é bem melhor ser reprovado do que demitido.

6. Professor … eu trabalho então: Eu posso entregar o trabalho amanhã? Ou: O senhor pode adiar a entrega do trabalho? Ou: O senhor ainda aceita o trabalho?

Eu entendo que a vida não está fácil pra ninguém. Por favor não se ofenda, mas todos nós possuímos problemas pessoais. (Eu também!) Se conscientize para fato de ter emprego ou ser chefe(a) de família não o faz ter direito a qualquer privilégio. Lamento, mas a menos que seja por motivo de doença ou fatalidade, não são aceitas atividades fora do prazo.

Mas não se preocupe, as minhas atividades possuem prazos longos.

7. Professor … ao invés da avaliação ser assim … ela não poderia ser assim …?

Críticas construtivas são bem vindas e eu já fui aluno. 🙂 Se conscientize para o fato de que eu tenho uma obrigação social: Formar profissionais capacitados/habilitados/competentes. E você tem uma obrigação social/familiar/pessoal: ser um profissional capacitado/habilitado/competente.

8. Professor … eu não posso vir em tal dia da semana por motivo X. O senhor pode me dar presença?

Lamento mas é exigido que eu exija (ou seja, me obrigam a exigir) que você tenha 75% de frequência. 🙂

9. Copie as aulas pro meu pen drive/hd externo por favor?

Não. Por incrível que parece isso consome muito tempo de aula. Todo o material para alunos está no meu Moodle (http://diegodospassos.com/moodle).  Solicite sua inscrição no grupo do google intitulado disciplinas-prof-diego-dos-passos para maiores informações.

10. Professor, eu tentei fazer o trabalho mas não achei nada sobre o assunto. O senhor me mostra como fazer?

Eu provalvemente direi: Não! Sabem por que? Quase sempre o aluno que me faz essa pergunta, a faz no fim do semestre. Perto da entrega do trabalho final. Faz essa pergunta em relação a conhecimentos básicos para a realização da atividade. Conhecimentos que foram abordados/demonstrados até várias vezes em sala de aula. O aluno na realidade também não pesquisou e deseja ganhar tempo desperdiçando o meu. (Ah! Vai te…) A internet possui o google, youtube, fórums, listas de discurssão e etc… Saber achar a informação necessária para a construção de sua qualificação é qualidade fundamental de um bom profissional de tecnologia. Por isso, meu aluno, faça perguntas pertinentes em relação às atividades e a disciplina.

Eu sempre irei auxiliá-lo na realização da atividade. Não pense que, por isso, a atividade será fácil ou no fundo eu a farei pra você.

Abaixo estão três dicas que você irá ouvir muitas vezes de mim em sala de aula. Siga-os e a disciplina nao será árdua.

1. Preste atenção no que eu falo e no que você está digitando!

2. Não tenha medo do computador!

3. Seja curioso e concentrado!

11. Professor eu usei o comando, ou segui o seu tutorial e não funcionou?

Em 90% dos casos o alunos não prestou atenção no que estava fazendo. Informática requer muito suor mas não é trabalho braçal! Muitas tarefas não serão exatamente como no tutorial pois o seu sistema e soluções adotadas são similares mas não iguais ao do tutorial ou exemplo abordado em sala.

12. Professor, quando e como será a recuperação.

Você (aluno) encontrará no Moodle da disciplina as datas de quaisquer atividades assim a descrição destas. Isso Inclui as recuperações e a avaliação final.

13. Professor… eu fiz o curso à parte na Academia Cisco.

O aluno deve estar cadastrado no curso correspondente a sua disciplina incluindo turno e período. Caso contrário irá para a recuperação.

14. Professor, eu fiz esse curso na Academia Cisco.

O aluno reprovado na disciplina deverá fazer o curso novamente.