Algumas Dicas sobre o VirtualBox

1. Instalando o VirtualBox no Windows.

Faça o download em: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Após a instalação, faça também o download e adicione ao VirtualBox (abaixo) o Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-* de acordo com a sua versão do VirtualBox. Vá em: Arquivo -> Preferências (VirtualBox Configurações) -> Extensões -> Pacotes de Extensão

2. Instalando o VirtualBox no Debian.

Adicione o repositório do VirtualBox no arquivo “/etc/apt/sources.list” (exemplo):

### Oracle VM VirtualBox.

### Chave GPG: wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/oracle_vbox.asc -O- | apt-key add –

deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/ wheezy contrib

Em seguida no terminal (como root):

wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/oracle_vbox.asc -O- | apt-key add –

apt-get update

Use o comando abaixo para pesquisar os pacotes disponíveis:

apt-cache search virtualbox | grep virtualbox

Por fim instale o VirtualBox (exemplo):

apt-get install virtualbox-5.0

Após a instalação, faça também o download e adicione ao VirtualBox (abaixo) o Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-* de acordo com a sua versão do VirtualBox. Vá em: Arquivo -> Preferências (VirtualBox Configurações) -> Extensões -> Pacotes de Extensão. O sistema pedirá a senha do usuário root ou sudo.

3. Criando uma rede entre Máquinas Virtuais.

  1. Clique com o botão direito em cada máquina virtual e …
  2. Configurações -> Rede -> Adaptador 1 -> Conectado a: Rede Interna -> Nome: intnet (POR EXEMPLO!)
  3. Configure o endereço de rede em cada Máquina Virtual.

Obs.: Toda mudança de configuração no VirtualBox em relação a uma máquina virtual (VM) deve ser feita com a VM desligada!

4. Criando uma rede entre uma Máquinas Real e uma Virtual.

Vá em Arquivo -> Preferências (VirtualBox Configurações) -> Rede -> Redes Exclusivas de Hospedeiro -> + (Adicionar rede exclusiva de hospedeiro (host-only)(Ins))(Botão verde do lado direito). Neste caso, serão criadas as interfaces virtuais. Exemplo: vboxnet0, vboxnet1 e etc…

Em seguida, clique com o botão direito na máquina virtual e … Configurações -> Rede -> Adaptador 1 -> Conectado a: Placa de rede exclusiva do hospedeiro (host-only) -> Nome: vboxnet0 (POR EXEMPLO!). Por fim, verifique o endereços de rede nas Máquinas Real e Virtual.

Um exemplo: máquina real (vboxnet0) com ip 192.168.56.1/24 e máquina virtual com ip 192.168.56.101/24.

Lembrete: O acesso a máquina virtual deve ser feito através de comando ssh e scp no Linux ou clientes de ssh como o Putty no Windows.

5. Diretório Compartilhado entre Máquina Real e Virtual.

Para criar um compartilhamento entre a máquina real e a virtual no VirtualBox basta seguir os passos abaixo:

1. Crie a pasta compartilhada no virtualbox clicando com botão direito na Máquina Virtual. Vá em Configurações -> Pastas Compartilhadas -> +. Em seguida indique um diretório/pasta da máquina real (Caminho da Pasta) o nome do compartilhamento (Nome da Pasta) e habilite a opção “Montar Automaticamente”.

2. Como root ou sudo insira o comando abaixo na máquina virtual linux toda vez que for acessar o compartilhamento ou adicione este comando no arquivo “/etc/rc.local”

mount -t vboxsf Nome-da-Pasta pasta/

Onde “Nome-da-Pasta” é o nome do compartilhamento e “pasta/” é o diretório na máquina virtual Linux onde será montado o compartilhamento.

6. Máquina Virtual Ubuntu.

Ao acessar uma VM Ubuntu pela primeira vez digite seguintes comandos na máquina virtual:

sudo apt-get update
sudo apt-get install virtualbox-guest-dkms virtux-guest-x11 virtualbox-guest-utils

Estes comandos permitem funcionalidades como copiar e colar entre máquinas virtuais e etc…

7. Considerações Finais.

Ao criar um servidor linux desligue-o através do comando “shutdown -h now” na máquina virtual (VM). Também faça cópia (backup) do diretório da VM sempre que não tiver certeza do que está fazendo. 🙂 Toda mudança de configuração no VirtualBox em relação a uma VM deve ser feita com a VM desligada! Principalmente as mudanças relacionadas aos adaptadores de rede (NAT, Rede Interna e etc).

Publicado porDiego dos Passos

Olá a todos, eu sou o Diego. :) Atualmente sou professor do IFPE no campus de Jaboatão dos Guararapes. Neste website vocês encontrarão todas as informações relacionadas as atividades exercidas por mim na área de TI. Na área de pesquisa eu tenho atuado principalmente nos seguintes temas: Redes sem Fio, Gerenciamento de Mobilidade, Handover Vertical, Qualidade de Experiência (QoE), Redes de Quarta Geração (4G), Internet das Coisas (IoT) e do Futuro (IF). Veja o meu currículo lattes para saber mais sobre os projetos dos quais participei. O meu currículo lattes é: http://lattes.cnpq.br/4074265134616142 Contatos pelo e-mail: diego.silva@jaboatao.ifpe.edu.br Este e-mail é somente para atividades profissionais. :)